Auditório Ibirapuera

Auditório Ibirapuera
grammy latino
Image by Rodrigo_Soldon
O Auditório Ibirapuera é um edifício concebido por Oscar Niemeyer para a apresentações de espetáculos musicais, situado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, Brasil.

O auditório completa o grupo de edifícios no Parque Ibirapuera, como concebido originalmente pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1950.[1] Em relação à proposta original que está faltando apenas a praça de acesso que separa a Oca, que serviria como o principal entrada para o parque.

A construção do auditório foi alvo de intensa polêmica, que não se esgotou com sua inauguração, em outubro de 2005, pois, em virtude de o conjunto arquitetônico do Parque Ibirapuera ser tombado, o acréscimo de novas construções ao conjunto sofreu críticas e embargos judiciais, até ser permitido o início da obra em 2002.

Em 2008 o Grammy Latino brasileiro foi apresentado no Auditório Ibirapuera.

O prédio possui simplicidade volumétrica singular, sendo composto de um bloco único, que em planta tem a forma de um trapézio e, em corte, a forma de um triângulo e, assim como os demais prédios do parque, e grande parte da obra do arquiteto, o auditório é inteiramente branco, composto de concreto armado e pintura impermeabilizante na cor branca.

O bloco único contrapõe-se à arquitetura usual de salas para concertos com o chamado "palco italiano", exemplificado pela Ópera de Paris e pelos Teatros Municipais de São Paulo e Rio de Janeiro. As características destes espaços se manifesta em edificios com três volumes principais: o foyer ou entrada, seguido pela platéia e seus acessos, culminando com a caixa cenica e seu urdimento altissimo criando uma "corcova" tipica dos edifícios de Óperas. No Auditório Ibirapuera o arquiteto passou um traço unindo os tres volume, criando um sólido em forma de cunha.

Destaque para a impressionante perspectiva, que cria um edificio pequeno e não intrusivo ao ser visto de frente, com a ilusão de ótica reduzindo o tamanho da parte alta do prédio exatamente ao mesmo tamanho do encontro da rampa com a grama, duas vezes menor no trapézio em planta. Isto gera uma sensação de "criação de espaço" ao se entrar na platéia, que não cabe na percepção do prédio que temos, iludida.

O conjunto formado pelo auditório juntamente com a Oca, que é uma semi-esfera, composto de dois edifícios de volumes puros e brancos, é considerado por Niemeyer, o mais importante do projeto, do ponto de vista arquitetônico. A articulação do conjunto seria feita por uma grande praça cívica e uma marquise com passarela, que não foram realizadas.[2]

Uma marquise, executada em metal pintado de vermelho, cobre o acesso principal e devido à sua forma e cor dá identidade ao prédio, caracterizando-o e o diferenciando dos demais. Por este motivo, o elemento foi transformado em logomarca do auditório e batizado oficialmente de "Labareda".

————————

The Ibirapuera Auditorium (Portuguese: Auditório Ibirapuera) is a building conceived by Oscar Niemeyer for the presentation of musical spectacles, situated in Ibirapuera Park in São Paulo.

The auditorium completes the group of buildings in Ibirapuera park, as designed originally by the architect in the 1950s.[1] Compared to the original proposal it is lacking only the access square that would separate it from the Oca, which would serve as the main entrance to the park.

At the 2008 Latin Grammy Awards the Brazilian Field awards were presented at the Ibirapuera Auditorium. In December of the same year, the Ibirapuera Auditorium was the host of the final fashion show of America’s Next Top Model, Cycle 12.

The building possesses volumetric simplicity, composed of a single block that in plan has the form of a trapezoid and, in section, the form of a triangle. As well as the other buildings in the park such as the Oca dome, and a great part of the architect’s work, the auditorium is composed of reinforced concrete painted white.

The unique form and spatial massing sets it apart from other auditoriums for concerts since the conception of the Paris Opera in the 19th century. It is composed of a separation of three parts, which makes a sequence of foyer, audience, stage from the exterior to the interior.
The group formed by the auditorium together with the Oca, which is a semi-sphere, composing two buildings of pure and white geometrical volumes, is considered the most important of the project from an architectural point of view. The articulation of the group would be made complete by a great civic square, marquee, and footbridge, that have not been realized.[2]

A marquee, executed in red painted metal, covers the main access and gives identity to the building, characterizing it and differentiating it from other buildings. For this reason, the form and color of this element have transformed the branding of the auditorium and act as an architectural logo. It is called officially the Labareda – Portuguese for flame.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to toolbar