CBO Classificação Brasileira de Ocupações

CBO – Classificação Brasileira de Ocupações
O que é CBO – Classificação Brasileira de Ocupações?
A CBO é o documento que reconhece (no sentido classificatório), nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações (profissões) do mercado de trabalho brasileiro. Estas ocupações são classificadas por famílias, que são um conjunto de atividades semelhantes. Quando pesquisamos determinada profissão na CBO é possível saber as condições gerais para exercer a profissão, a formação e experiência necessárias, as áreas de atuação entre outras informações importantes para enquadrar um profissional na função correta.
A CBO é atualizada conforme a necessidade do mercado de trabalho. Quando uma profissão nova começa a ganhar reconhecimento e espaço no mercado de trabalho faz-se necessária a sua correta classificação.
Em resumo a CBO pode ser comparada a um dicionário de profissões e não distingue as profissões regulamentadas por lei das profissões de livre acesso. Uma profissão regulamentada é aquela que tem as normas para se exercer tal profissão aprovada em lei no Congresso Nacional. Um exemplo de profissão regulamentada é a de Advogado que além de ser necessário curso superior em Direito é necessário ser registrado no órgão de classe, que neste caso é a OAB, sem o qual não é permitido exercer a profissão.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to toolbar